Psicodiagnóstico

O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos psicológicos. Com o foco de identificar a existência de sinais, traços, características e indicativos ou não de aspectos psicopatológicos (exame psíquico) da personalidade do indivíduo. É um processo científico de objetivo e tempo limitado, que utiliza técnicas, inventários e um conjunto de testes (bateria) projetivos, de nível cognitivo e aptidões para entender a dinâmica subjetiva do examinando à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos (cognição, intelectual, afetivo-emocional e social-familiar), suas relações interpessoais e intrapsíquica, comunicando os resultados (prognóstico) com base nos quais se propõem soluções e encaminhamentos.

 

A preocupação em preservar a singularidade de cada cliente, compreender como o indivíduo se desenvolve, de que maneira o seu funcionamento afeta sua existência a partir de sua realidade histórica e vida contemporânea, com referência diagnostica. Parece ser condição necessária para o profissional auxiliar seu cliente no seu processo de conscientização crítica, analise subjetiva, de aprendizagem e mudança.

Proporcionando base com os resultados a elaboração de laudos, pareceres, perícias psicológicas nas áreas da justiça (adoção e outras), ocupacional (seleção, recrutamento, desempenho), educação (rendimento e desenvolvimento escolar) e saúde (cirurgias: bariátrica, vasectomia, laqueadura) e acompanhamento psicoterápico.